Dicas para a dispensação de Antimicrobianos – Suspensões

​💊DISPENSAÇÃO DE ANTIMICROBIANOS – AMOX+CLAV SUSPENSÃO💉

Uma das atribuições do profissional farmacêutico de suma importância, pois visa contribuir para a diminuição da resistência bacteriana a estes medicamentos e, portanto, visa a saúde do paciente! 
Contudo, dispensar está bem longe de ser somente entregar e reter a receita com os dados legais necessários: envolve cuidado, orientação, informação e análise clínica. 
Pensando nisso, segue uma situação problema real, focada em um antibiótico extremamente prescrito atualmente: um paciente chega em sua farmácia com uma prescrição de AMOXICILINA + CLAVULANATO 400/57 mg/5mL, utilizar 2,5mL de 12 em 12 horas por 10 dias (não vamos complicar mais! 😀 ).
Partindo do princípio de que:

1) todos os dados requisitados pela legislação estão corretos;

2) que você possui em estoque frascos com volume de 70mL e 140mL.
Poderia-se pensar que um frasco de 70mL daria de sobra, certo? Afinal, o paciente utilizaria 5mL ao dia, multiplicando por 10 dias = 50 mL para o tratamento, certo?
Mas está ERRADO!! Vide bula, a amoxicilina + clavulanato de potássio pó para suspensão oral, em todas as suas apresentações, deve ser conservado em 

temperatura ambiente ( entre 15 e 30 ºC), protegido da luz e da umidade. Após preparo, manter a suspensão sob 

refrigeração, em temperatura entre 2ºC e 8ºC, por 7 dias. Após esse período o produto deve ser descartado. Se não for 

mantida em geladeira, a suspensão escurece gradativamente.
Portanto, neste caso, precisaria-se de 2 frascos para garantir o tratamento, afinal, um frasco é ESTÁVEL somente por 7 dias. E este é apenas UM exemplo de MILHARES nos quais a dispensação deve levantar em conta muitos fatores, muitas vezes negligenciados.
OBSERVAÇÃO: NÃO NOS DETIVEMOS EM ANALISAR O PROTOCOLO RECOMENDADO DE TRATAMENTO DESTE MEDICAMENTO, SEGUNDO A MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS.
Costumo dizer á todos os pacientes e farmacêuticos com os quais convivo e convivi que todo e qualquer medicamento deve ser objeto de atenção e cautela no uso, prescrição, dispensação, armazenamento e descarte!
💊CUIDADOS NA DISPENSAÇÃO DE ANTIMICROBIANOS 💉
Os cuidados e orientações são muitos e diversos, assim como as classes existentes de anti-microbianos, mas os principais e mais relevantes são:
1) A ingestão de álcool deve ser evitada durante e vários dias após o tratamento com amoxicilina + clavulanato de potássio, assim como com a maioria dos antibióticos.

2) Como ocorre com outros antibióticos, amoxicilina + clavulanato de potássio pode afetar a flora intestinal, causando menor reabsorção de estrógenos, e reduzir a eficácia de anticoncepcionais orais combinados (medicamentos utilizados para evitar a gravidez). Recomenda-se o uso de outros métodos contraceptivos.

3) Após o término do tratamento, a restauração da flora intestinal deve ser objeto de análise clínica.

4) A maioria dos antibióticos orais deve ser ingerida com ÁGUA! Não é recomendado tomar antibióticos com leite porque o cálcio presente no leite diminui o efeito do antibiótico. Os sucos de frutas nem sempre são aconselhados porque podem aumentar a velocidade de absorção do medicamento, diminuindo seu tempo de ação.

5) A amoxicilina + clavulanato de potássio deve ser usada com cautela em pacientes sob tratamento com anticoagulantes orais, como acenocumarol ou varfarina. 

6) A amoxicilina + clavulanato de potássio deve ser usada com cautela em pacientes sob tratamento com dissulfiram, utilizado no tratamento do alcoolismo e micofenolato de mofetila, utilizado para prevenção da rejeição em transplantes. 

 

E atenção: diversos cuidados e pontos devem ser analisados caso a caso, paciente a paciente, na dispensação de qualquer medicamento. Converse com seu paciente para entender a realidade dele.

Para finalizar compartilho uma iniciativa –  as 6 PERGUNTAS DE OURO ao atender um paciente em farmácia:

1) Você utiliza algum medicamento, suplemento ou alimento regularmente?

2) Você está tratando alguma patologia atualmente?

3) Você tem alguma alergia conhecida?

4) Tem qualquer dúvida sobre o uso desse medicamento ou tratamento?

5) Me mostre como você utiliza este produto ou medicamento (quando cabível).

6) Deseja falar com o farmacêutico ?(quando atendido por outro colaborador).

#farmácia #serviçosfarmacêuticos #dispensação #antimicrobianos #cuidadofarmacêutico #amoxicilinaclavulanato #falecomofarmaceutico

Leia mais em:

1) Mais Médicos e Dispensação de controlados – http://wp.me/p4zPBW-4F

2) Intercambialidade e Medicamentos Similares Bioequivalentes – 

Anúncios

Deixe um comentário! :)

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s