Até quando posso usar meu cosmético?

image

Acredito que 90% das pessoas responderiam até a data de validade. Um engano, já que esta se refere somente a validade e durabilidade do produto sem este ter sido aberto ou exposto ao meio ambiente (oxigenio, microorganismos, temperatura, ar, etc). Outra possível interpretação quanto a data de validade seria até quando, NO MÁXIMO, tal produto poderá durar (mas leia o post até o fim para entender porque nem sempre isto é verdade).

Mas um conceito, ainda novo para alguns, é o representado por esta pequena imagem localizada em alguns cosméticos. Ele significa PAO, do inglês “Period After Opening”, literalmente, “Período (de validade) apos aberto”. Ele geralmente é acompanhado da letra M (do inglês month, ou em português mês), representando quantos meses o produto em questão, após aberto, manterá um alto índice de segurança e eficácia de uso.

image

Vale lembrar que alguns princípios ativos ou formulações podem facilitar a proliferação de microorganismos patogênicos, ou ainda ter seus princípios ativos extremamente oxidados, não apresentam qualquer efeito, mas sim sérios riscos a saúde.

Eles devem ser corretamente armazenados e utilizados. Sempre tire suas dúvidas sobre armazenamento e modo de uso de cosméticos, ou mesmo se tiver dúvida quanto a qualidade ou validade de qualquer tipo de produto farmacêutico, sejam dermocosmeticos ou medicamentos.
Vá a sua farmácia de confiança e procure o farmacêutico!

Quer um exemplo mais claro? Se, por exemplo, temos um cosmético com validade para 08/2017 (ou seja, até o dia 31 e agosto de 2017), e uma PAO de 12 meses, sendo ele aberto hoje para uso (em 23/12/2015), ele só terá eficácia e segurança até 23/12/2016, no máximo.

image

Existe um site americano http://checkcosmetic.net que não só nos informa a data de fabricação, mas também validade e tempo de uso até o produto expirar a partir da data da pesquisa. Além disso também dá varias dicas de como consevar os produtos.

image

Mas como fazer essa consulta? Quando acessar o site, no canto esquedo superior tem um espaço onde você deve digitar a marca do produto com o código que vem na embalagem. Vejam:

image

Assim que você digita as informações solicitada ele informa:

A data de fabricação (date of manufacture) – neste caso MARÇO de 2013

A data de validade (general self life) – neste caso 36 meses

A validade a partir da data da consulta (valid at least for the next) –  neste caso 33 meses.

Abraços e até a próxima,
Farmaceutico Jauri F. da Siqueira Júnior – CRF/RS 14735

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Informação muito importante!! Parabéns pelo post!!

Deixe um comentário! :)

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s