Perfil dos consumidores em Farmácias e Drogarias 

94% da população adulta residente nas capitais pesquisadas têm o hábito de realizar compras em farmácias e/ou drogarias, mesmo que eventualmente. Este número representa a quase totalidade da população pesquisada.
Perfil dos compradores:

55% Mulheres
45% Homens
65% dos entrevistados têm entre 26 e 59 anos. A maioria dos compradores em farmácia é do sexo feminino e possui, em média, 41 anos.
Uma parcela maior da população entrevistada possui grau de escolaridade médio, representando 43%.
Com 48%, a classe C representa a maior parcela dos compradores em farmácia:
48% pertencem à classe C
70% exercem atividade remunerada
42% dos consumidores de medicamentos fazem compras mensais nas farmácias e/ou drogarias. A média é de duas vezes por mês.
Ao escolher uma farmácia, os consumidores levam em consideração os seguintes aspectos:

1º lugar – Preço
2º lugar – Localização
3º lugar – Atendimento
Com 88%, os medicamentos ocupam o primeiro lugar no ranking de produtos que mais chamam a atenção do consumidor. Em segundo e terceiro lugar estão os produtos de higiene pessoal (42%) e cosméticos (38%), respectivamente.

Apenas 16% da população brasileira vê a farmácia como estabelecimento de saúde. Confira a imagem das farmácias na opinião dos entrevistados:

31% Minimercados
28% Loja de cosméticos
25% Loja de conveniência
A presença do farmacêutico nas farmácias é muito valorizada pela população. Este profissional também ostenta papel importante para a saúde dos frequentadores.

95% consideram importante a presença do farmacêutico na farmácia.
90% consideram o farmacêutico importante para sua saúde.

Apenas 54% dos consumidores consegue identificar o profissional farmacêutico dentro do estabelecimento. Neste sentido, a taxa de identificação dos atendentes é mais elevada, de 79%.

Medley e Aché são os laboratórios com maior taxa de conhecimento espontâneo. Na análise dos Índices de Força de marca e Confiança por imagem e experiência, Medley é líder nos três.
Sobre o estudo:
Título do estudo: Perfil dos consumidores em farmácias e drogarias

Fonte do Estudo: ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós – Graduação do Mercado Farmacêutico.

Objetivo do estudo: Conhecer o perfil e o comportamento dos frequentadores habituais de farmácias, em 12 capitais brasileiras.

Metodologia: Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal e individual dos entrevistados, em pontos de fluxo populacional, mediante aplicação de questionário com, em média, 18 minutos de duração.

A checagem foi simultânea (in loco) e também posterior à coleta de dados (telefônica) cobrindo no mínimo, 20% do material de cada pesquisador.

Universo: Homens e mulheres, com 16 anos ou mais, que consomem medicamentos. Foram entrevistadas 1.611 pessoas durante o mês de dezembro de 2012.

A pesquisa foi realizada em 12 capitais brasileiras: Goiânia – GO, Brasília – DF, Manaus – AM, Belém – PA, Fortaleza – CE, Recife – PE, Salvador – BA, São Paulo – SP, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, Curitiba – PR e Porto.

Fonte: ICTQ.

Anúncios

Deixe um comentário! :)

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s