Dicas para reconhecer uma farmácia de confiança (muito além do preço)!

No balcão da farmácia nos deparamos com diversas questões, e uma daquelas que me surpreendeu positivamente foi: como eu reconheço uma farmácia de confiança? Respondendo-a humildemente, seguem algumas dicas para você ficar de olho, e não acabar julgando somente o preço como decisivo! Algumas delas são, inclusive, exigências legais que a farmácia, enquanto estabelecimento de saúde, deve cumprir (e, em caso contrário, pode sofrer punições dos órgãos fiscalizatórios).

1) Presença do Profissional Farmacêutico

Farmácia tem que ter farmacêutico! É lei e direito do paciente-cliente que exista(m) farmacêutico(s) presente(s) durante TODO o horário de funcionamento da farmácia, seja ela qual for e onde estiver. Pergunte pelo profissional quando for atendido ou houverem dúvidas, necessidade de explicação ou esclarecimento sobre produtos e/ou medicamentos, serviços,questões de saúde ou demais informações. Ele é o profissional de saúde legalmente habilitado para prestar estes serviços á você!

Dica: para se certificar que realmente é o farmacêutico quem lhe atende, saiba que ele deve possuir um Crachá de Identificação Profissional do Conselho Regional de Farmácia, e geralmente um jaleco diferenciado com o símbolo da Farmácia!

farmaciacrachajaleco

2) Documentos e Álvaras Obrigatórios (atualizados!)

A Farmácia deve expôr, em local de fácil visualização ao público, todos os documentos legais que a regulam e legalizam frente aos órgãos fiscalizatórios. Eles devem estar válidos e contêr informações atualizadas!

Atente para: Alvará de Saúde, Certidão de Regularidade Técnica do CRF, Cartaz com Dados do Estabelecimento e dos Farmacêuticos Responsáveis, Certidões de Transmissão Regular ao SNGPC, Cartaz Alerta sobre Auto-Medicação, entre outros.

quadrosalvaraselicençascrtmodelo

3) Qualificação, Chancelas e Programas de Qualidade

Tempo e experiência de mercado trazem reconhecimento, expertise e qualificação, isso todos sabemos. Mas somente se é bem feito e feita a coisa certa! Também não se pode parar no tempo, especialmente em uma área tão dinâmica como a da saúde! Procure saber se a sua farmácia participa de programas de qualificação e chancelamento, como por exemplo ISO 9001, Sinamm, dentre outros.

Além da farmácia em si, conheça também os farmacêuticos e a atuação destes. Também podem ser expostos demais comprovantes de qualificação e especialização em serviços ou áreas  específicas dos farmacêuticos. image image image

4) Serviço Farmacêuticos e Diferenciais

Se a farmácia em questão é um real estabelecimento de saúde, muito mais do que um estabelecimento comercial, ela deve disponibilizar algum tipo de serviço farmacêutico aos seus pacientes-clientes.

Alguns dos serviços listados pela RDC 44/2009 são:
Aplicação de Injetáveis.
Aferição de Pressão Arterial.
Colocação de Brincos.
Parâmetros Bioquímicos (teste de Glicose)
Nebulização.
Pequenos Curativos.
Aferição da Temperatura Corporal.
Assistência Farmacêutica Domiciliar (idosos)
Orientação dos Antimicrobianos
Orientação da Prescrição Farmacêutica.
 Atenção Farmacêutica Domiciliar.
 Administração de medicamentos, dentre outros.

Além disso, serviços como descarte ambientalmente adequado de medicamentos e a própria orientação farmacêutica qualificada devem ser exigidos pela população.

image

5) Atendimento Excelente, mas Qualificado!

Quando uma farmácia realmente entende seu papel e compromisso com seus pacientes-clientes, e assume sua responsabilidade com a saúde e bem-estar de todos com os quais ela se relaciona, qualificar o atendimento e investir no conhecimento de seus colaboradores se torna básico e fundamental. Deverá ser objetivo e valor primordial, além de perseguir a excelência no atendimento.

No cenário econômico atual, com o acirramento da crise e alta competitividade do mercado, e com a crescente exigencia do público, não haverá como sobreviver se ocorrer o contrário. Frisa-se que em especial na área da saúde, a venda incorreta e a falta de informações seguras sobre produtos e serviços de saúde e bem-estar podem trazer sérios riscos á população.

A informação e o atendimento qualificado são fortes fatores de fidelização de clientes e garantia do uso racional de medicamentos, bem como de produtos de saúde e bem-estar. Vale lembrar: muitos destes produtos e serviços são encontrados em 99% das farmácias e drogarias, mas a informação e atendimento qualificado ainda são ainda diferenciais.

farmaceuticojalecocrachapharmacist-walgreens-farmacia

6) Ética e Enfoque em Você, Paciente!

Embora nós enquanto seres humanos tenhamos muitas características comuns uns aos outros, somos todos singulares e possuímos grandes diferenças metabólicas, genéticas e orgânicas, sem entrarmos em questões referentes a personalidade, gostos e preferências pessoais. Como seres únicos, gostamos de ser tratados como tais, e não como mais um na multidão – e tratando-se de saúde e bem-estar, esta personalização é vital. Afinal, nós vivemos na era da personalização! Se você quiser realmente encantar e ser encantado, trate alguém como único, conheça-o e tera grandes chances de superar as expectativas de seus clientes.

Atualmente, problemas como alergias, intolerâncias, patologias restritivas a determinadas substâncias e fenômenos como a interação medicamentosa e a polifarmácia devem ser considerados para bem atender seus pacientes-clientes. Sua farmácia preferida possui seu histórico de compras, analisa suas características, histórico medicamentosa ou mesmo seus gostos e preferências? Não? Pois saiba que já existem farmácias e farmacêuticos fazendo isto.

passaportesaude cvs-app1

7) Estrutura, Organização e Limpeza

Muito mais do que uma questão de estética, marketing ou beleza, a estrutura, organização e limpeza de uma farmácia são critérios obrigatórios perante a legislação, e exigidos por legislação sanitária específica, já que se trata de um estabelecimento de saúde.

Além da limpeza, a estrutura deve ser suficiente e funcional, garantindo espaço para que o atendimento para a dispensação de medicamentos ocorra de bom modo, assim como existam ambientes apropriados e organizados para a manipulação de medicamentos, estocagem de produtos e medicamentos, aplicação de injetáveis, etc.

panvel-1

8) Sustentabilidade Ambiental, Social e Financeira

Não se trata somente de marketing, mas sim de entender o seu papel em prol da sociedade, e que todos nós podemos contribuir e impactar a sociedade, o meio ambiente e a economia de uma maneira positiva. Esse é um tema no qual fica difícil me contêr, já que foi meu tema de TCC na Faculdade de Farmácia (se gostar do tema, clique aqui para acessá-lo), mas friso que falar sobre Sustentabilidade não deve ser entendido somente como falar em responsabilidade ambiental, mas também de responsabilidade social e financeira, ou como os administradores chamam, de visão Tripple Botton Line.

ADN

Muitas são as possibilidades para que uma farmácia atue nestes campos, mas algumas delas são:
– Iniciativas de Inclusão Social, como a contratação de pessoas com necessidades especiais;
– Campanhas de Solidariedade junto a órgãos não-governamentais;
– Campanhas de Educação em Saúde (inclusive incentivadas pela própria RDC n° 44/2009)
– Gestão de Indicadores Socioambientais e Financeiros;
– Campanhas e Iniciativas sobre Descarte Correto de Medicamentos;
– Campanhas sobre Conscientização quanto ao Uso Racional de Recursos Finitos e Medicamentos;
– Doações e Incentivo a determinados setores e públicos de baixa renda.
– Dentre outros.

——————–

Enfim, são muitas as possíveis análises e critérios para avaliar se uma farmácia é ou não confiável, e merece a sua escolha. Fato é que o mercado farmacêutico está extremamente competitivo, e isso deverá levar cedo ou tarde a uma competição por qualidade, e não pelo preço mais baixo – pelo bem da própria população.

Espero ter conseguido te convencer (ao menos um pouquinho) que o preço baixo pode sair caro! Lembre-se: sua saúde não tem preço!

Anúncios

Deixe um comentário! :)

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s