Veja como funciona uma farmácia nos Estados Unidos

Farmácia nos Estados Unidos e o consumismo brasileiro

Farmácia nos Estados Unidos definitivamente é o alvo principal de consumo de turistas brasileiros, principalmente das mulheres.

Isso, porque diferente do que acontece no Brasil, as farmácias americanas oferecem inúmeras opções de cosméticos, maquiagem de ótima qualidade, além de bugigangas e cacarecos fantásticos. São mais parecidas com uma Grocery store do que uma farmácia propriamente dia.

Um verdadeiro delírio para as brasileiras.

Existem diversas farmácias no país, mas as maiores são das redes da CVS e do Walgreens.

Além da questão do consumismo, existem pontos muito interessantes e outros tantos questionáveis que serão abordados aqui  neste post.

O que há de melhor nas farmácias americanas

Além dos incríveis cosméticos, que até alguns existem no Brasil, mas são caríssimos, há diversos produtos e serviços oferecidos nas farmácias americanas:

1. Atendimento médico

healthcare-clinic-at-walgreens-farmacia

Chamada de Minute Clinic na CVS e Healthcare Clinic no Walgreens, na verdade trata-se de consultórios médicos presentes em algumas unidades destas redes de farmácia.

Esta clínicas médicas são compostas por consultório altamente equipado e com médico qualificado. Tal atendimento não exige marcação prévia de consulta, mas caso prefira, este pode ser feito através do site da própria unidade de farmácia na qual deseja atendimento médico.

Recentemente, minha filha apresentou um quadro febril de 40º C durante uma viagem aos Estados Unidos.

Necessitando de atendimento médico e prescrição de antibiótico, fui orientada por uma farmacêutica de uma unidade do Walgreens a seguir para outra unidade que tivesse este tipo de atendimento.

Chegando à farmácia indicada, fui surpreendida com um  atendimento médico de primeira qualidade, na qual a médica, extremamente atenciosa, utilizou de equipamentos de última geração, para medir a temperatura corporal, pressão, condição pulmonar, entre outras análises realizadas na minha filha. Os dados obtidos através da medição, feito por um instrumento desconhecido até então por mim,  foram enviados diretamente para o software utilizado pela médica gerando um relatório completíssimo de 5 páginas diagnosticando-a com otite aguda.

E o preço: U$ 79,00 a consulta – reembolsável pelo plano de saúde.

Para o reembolso foi emitido outro relatório com todos os dados da consulta, prescrição e diagnóstico para ser encaminhado ao plano de saúde no Brasil. Fantástico!

Além de consulta, estas clínicas fazem vacinação, limpeza de ouvido, remoção e renovação de curativos, avaliação física completa, entre outros tipos de atendimento. Para cada um deles há uma tabela de preço disponível no próprio site da farmácia. Diferente do Brasil, o preço é tabelado e não há “surpresas”.

minute-clinic

2. Manipulação de medicamentos

farmacia-drop-off

Diante do diagnóstico de otite aguda da minha filha, o  tratamento sugerido pela médica foi Amoxicilina, sendo esta prescrita via sistema e  encaminhada diretamente para manipulação na sala ao lado pela equipe farmacêutica.

A dose e posologia foram feitas através do aplicativo de celular Safe dose que calculou a dose ideal com base no peso, idade e altura da minha filha. O medicamento não demorou para ficar pronto e foi retirado no balcão de atendimento da farmácia denominado de Drop- off. Achei sensacional!

Em 15 minutos ela foi submetida por uma avaliação completa, na qual nunca tinha sido feita no Brasil, além de já sair com medicamento pronto, na hora, da farmácia. Serviço o rápido e eficiente.

3. Ask your Pharmacist

pharmacist-walgreens-farmacia

Farmacêutica Gerente da Clínica, e o estudante do quarto ano de farmácia trabalhando no novo Walgreens na Millberry Union. Foto de Mason Tran / D4

Uma experiência diferente foi inicialmente implantada  Walgreens de Millberry Union, o Centro comunitário de saúde com atendimento exclusivo de farmacêuticos.

Com design “clean“, o centro de saúde deixou de lado a venda de produtos dando lugar à orientação farmacêutica.

O projeto foi iniciado há mais de um ano e partiu de uma iniciativa do Walgreens e da UCSF, e é o resultado de uma colaboração tripla:  Walgreens,  Departamento de Assistên

cia Farmacêutica na UCSF Medical Center e do Departamento de Farmácia Clínica da Faculdade de Farmácia da UCSF (University of California San Francisco).

Com o aumento esperado na população da região, e a falta de cuidados primários, houve a necessidade de criação de um novo tipo de farmácia  que atendesse ao aumento da procura por assistência e cuidados de saúde  em locais acessível à população mais carente.

O Walgreens na UCSF é um laboratório para explorar como tais questões poderão ser abordadas, além de ser um modelo para outras farmácias comunitárias.

A Escola de Farmácia está presente para desenvolver e testar programas clínicos. No entanto, a abertura da Walgreens na UCSF coincidiu com a promulgação da SB 493, que expande a atuação dos farmacêuticos agora reconhecidos como prestadores de serviços.

4.  Bugigangas, cacarecos e afins

OLYMPUS DIGITAL CAMERABrinquedos e ventiladores

Os adultos não são os únicos que se divertem nas farmácias americanas. As crianças também enlouquecem com as diversas opções de cacarecos, brinquedinhos e canetinhas de diferentes cores, brilhos e formas disponíveis nas lojas.

Opções de apetrechos e inutilidades fantásticas não faltam.

walgreens-cosmetics-cacarecos

Cadeiras de praia, óculos de sol e cosméticos

5. Cosméticos e artigos de perfumaria

walgreens-cosmeticos-farmacia

Ok, no Brasil as farmácias também possuem cosméticos, mas, definitivamente, não são os mesmos disponíveis nas farmácias americanas. Produtos de altíssima qualidade e marcadas renomadas a um preço justo enlouquecem as brasileiras.

Isso sem falar nas promoções de 50% off ou produtos com promoção do tipo “buy one get one”. Adoro!

cosmeticos-criancas-farmacia

Opções de cosméticos para as princesinhas também não faltam

cosmeticos-farmacia-2

Neutrogena, Roc, Olay, entre outras marcas de cosméticos 

6. Vitamínicos e nutrientes

farmacia-vitamina

Opções de vitamínicos e suplementos existem inúmeros, inclusive vitaminas para crianças com formato de personagens e textura de bala de goma. Os whey protein e seus derivados também estão presentes em massa.

Para quem adora vitaminas, realmente é enlouquecedor.

Mas se ainda não estiver satisfeito, outra opção é o Vitamin World, que são lojas especializadas em vitaminas e suplementos, inclusive possuem diversos tipos “termogênicos”, amplamente utilizados pelos frequentadores de academias e marombeiros,  e que são proibidos no Brasil.

vitaminicos

Diversas opções de vitaminas e suplementos alimentares.

farmacia-whey-protein

A venda de proteínas do leite que ajudam na recuperação das fibras musculares após o treino são liberadas nas farmácias americanas. 

vitamin-world-farmaceuticas-farmaciaFoto de uma vitrine da loja Vitamin World.

7. Alimentos, refrigerantes, petiscos e sorvetes

comida-farmacia

Diversas opções de salgadinhos, snacks, doces, comida congelada (acreditem!) sorvetes e refrigerantes estão disponíveis em corredores específicos. E obviamente você também encontrará água, difícil mesmo é achá-la em meio a tantas opções nada saudáveis.

walgreens-snacks-farmacia

Algumas opções de snacks

doces-farmacia

Doces

walgreens-ice-cream-food

Sorvetes e pratos congelados (quick meals)

8. Produtos de limpeza

produtos-de-limpeza

Esqueça o que você já viu de produtos de limpeza no Brasil. Tudo muito ruim comparado aos produtos americanos que limpam e funcionam de verdade.

E os detergentes? Estes são realmente fantásticos!  Parece um comentário absurdo a primeira vista, mas certamente as donas de casa me entenderiam caso pudessem utilizá-los.

Apenas poucas gotas são suficientes para lavar toda louça, e não é propaganda enganosa!

Há também o Clorox® e suas opções de wipes (lencinhos) de limpeza. Práticos, baratos e muito úteis.

Vale a pena trazer algumas amostras destes produtos. rsss

7. Artigos de Pet shop

pet-farmacia

Os animais de estimação não são esquecidos nas farmácias. Existem muitas opções de brinquedos, snacks e medicamentos disponíveis.

8. Ceras e artigos para cuidados com o carro

farmacia-usa

Detalhe do setor 3 na foto – Automotive

E porque não produtos para o cuidado com o carro?

Ceras, óleos, lubrificantes e afins estão disponíveis. Parece estranho, mas é algo comum por lá.

 9. Roupas, artigos para a praia e materiais escolares.

roupas-na-farmacia-2

Já que tem tudo mesmo, porque não roupas, lençóis, toalhas e material escolar?

 10. Diversos tipos de medicamentos, vitaminas e suplementos disponíveis.

medicamento-farmacia-usa-3

As opções de medicamentos existentes nas farmácias americanas é de deixar qualquer farmacêutico de queixo caído. Além de formas farmacêuticas ainda inéditas no Brasil, os tipos, marcas e dosagens são as mais variadas.

medicamento-farmacia-usa-4

Diversos tipos de medicamentos inéditos no Brasil

O que há de pior nas farmácias americanas

Apesar das maravilhas encontradas nas farmácias, há situações e produtos liberados para venda que são realmente questionáveis. São eles:

1. Venda livre de produtos que são controlados ou que não tem registro no Brasil

Na verdade, isso depende muito do ponto de vista. Para quem adora os “termogênicos” para serem utilizados antes dos exercícios, a farmácia americana é um verdadeiro paraíso. Já do ponto de visto do farmacêutico brasileiro, é um total absurdo!

 Weigh control and fat burn pills

farmacia-termogenicos

Produtos utilizados para acelerar o metabolismo, queimar gorduras, e aumentar a energia, proibidos no Brasil pela ANVISA, são livremente vendidos nos Estados Unidos.

Cheguei a questionar uma farmacêutica sobre a liberação da venda, visto o rigor do FDA sobre os produtos farmacêuticos, mas esta me informou que tais produtos são considerados como suplementos alimentares e “naturais”, e por isso são livres. Algo difícil de entender…

Melatonina

melatonina-farmacia

A melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é um hormônio produzido através da secreção da glândula pineal, e participa da regulação do ciclo de sono e vigília em todos os mamíferos. Em alguns países, como nos Estados Unidos, a substância  pode ser encontrada em farmácias na forma de suplemento alimentar, mas no Brasil a venda não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em humanos, a melatonina tem como principal função  regular o sono.  Outra função atribuída à melatonina é a ação antioxidante, agindo na recuperação de células epiteliais expostas a radiação ultravioleta e através da administração suplementar, ajudando na recuperação de neurônios afetados pela doença de Alzheimer e por episódios de isquemia (como os resultantes de acidentes vasculares cerebrais) ou como add-on do tratamento para a epilepsia.

NÃO HÁ REGISTRO de comercialização do medicamento no  Brasil, mas seu consumo não é proibido.

2. Dipirona não!

tylenol

Metamizol (Metamizole-INN), ou comumente conhecido como dipirona no Brasil, é um analgésico, antiespasmódico  e antipirético (redutor da febre), semelhante ao paracetamol na medida em que tem efeitos anti-inflamatórios mínimos, sendo este geralmente administrado por via oral ou por via injetável para prevenir e tratar a dor aguda. Embora em alguns países, como no Brasil,  esteja disponível para venda, seu uso é restrito em países considerados “desenvolvidos”, devido ao seu potencial em causar reações tóxicas, inclusive por ter um efeito potencialmente fatal relacionado a agranulocitose, anemia aplástica e reações de hipersensibilidade (como reações alérgicas, incluindo anafilaxia).

É por isso que a dipirona não pode ser produzida e comercializada nos Estados Unidos.

Em caso de dor, além dos anti-inflamatórios super potentes, controlados por causarem vício, existe a opção da utilização do paracetamol e ibuprofeno.

 remedios-crianca-farmacia

 3. Cigarro

produto-walgreens

Acreditem, é permitida a venda de cigarro nas farmácias. Diversas marcas, aromas e modelos disponíveis para o consumidor.

Incoerência ao extremo! Absurdo!

Entre prós e contras


farmacia-cvs

No geral, apesar de alguns absurdos encontrados na farmácia americana, o saldo no geral, na minha opinião, é positivo.

Esquisitices a parte, há muito no que podemos nos basear para melhorar nas farmácias brasileiras, principalmente sobre a ideia dos Healthcare clinic e da assistência farmacêutica.

Mas se tiver a oportunidade de viajar, não deixe de visitar estas farmácias, mas antes, prepare seu bolso!

Fonte: Blog Farmaceuticas, http://www.farmaceuticas.com.br/veja-como-funciona-uma-farmacia-nos-estados-unidos/
Autora: Fernanda de Oliveira Bidoia.

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Adrianne disse:

    Excelente post!!!!

    1. Obrigado Adrianne, sempre á disposição e fico feliz pelo elogio! 🙂

  2. Vitor Barreto disse:

    Pelo amor do Santo Pai…

    Olha, sou Libertário e curso Farmácia e o maior absurdo que meus professores comunistas pregam na instituição que estudo é que a farmácia não pode ser vista como comércio e sim um estabelecimento de promoção a saúde, patético!

    Primeiro, o mercado lida com a prestação do serviço para conquistar o cliente, logo ele vai agregar serviços para trazer clientela como medição de glicose ou qualquer intervenção de baixa complexidade pois a CONCORRÊNCIA é voraz, e quem não é atraente ao consumidor, fica para traz e a falência é o resultado de não avançar em ofertar um bom serviço!

    Mas que absurdo essa mulher dizer que medicamentos controlados devem ser regulados por agências estatais do governo como ANVISA e FDA?!?!? Desde quando alguém ta forçando os consumidores a comprar alguma coisa hein?!? Isso é a clara atitude de um ditador disfarçado que ao não concordar com algo, quer impor sua censura a liberdade alheia, parecendo que é o “pai ou a mãe”, onde o indivíduo não sabe se responsabilizar do bônus e ônus de suas escolhas, tento que ter um “tutor” para regular-lo!

    Agora você pergunta a senhora que fez a viajem aos EUA, e viu a avançada liberdade que naquele país sua população tem, e pergunte para ela se porque se formou em farmácia? Se foi para ser independe dos pais e ter a liberdade de escolha do seu futuro ou não? E se ela gostaria de viver como na época de adolescente, dependente deles? Ela vai dizer que NÃO, mas quer impor seu julgo ao outros!

    Que PIADA!!!

Deixe um comentário! :)

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s