Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Com sintomas parecidos, as infecções do trato respiratório superior costumam confundir a população. Especialistas explicam que as consequências são bem diferentes.

Toda a vez que o clima muda, o corpo sente. E no período do inverno as gripes e resfriados se tornam mais frequentes. Coriza, dores de cabeça, mal-estar, espirros… Tais sintomas são comuns a estas duas infecções, mas nem todos sabem a diferença entre elas. “Tanto a gripe quanto o resfriado são infecções do trato respiratório superior”, destaca a médica infectologista do Hospital Universitário, Cláudia Maria Carrilho. Ela explica que mais de 200 tipos de vírus causam resfriados e há vários outros que provocam a gripe, sendo o mais comum a influenza. Apesar de serem diferentes entre si, os vírus são transmitidos da mesma maneira: através da inalação de gotículas de saliva de uma pessoa que esteja doente ou do contato com uma superfície que esteja contaminada com os vírus.

Quanto aos sintomas, a infectologista afirma que o resfriado provoca coriza, congestão nasal, espirros e pode incluir dor de garganta, de cabeça e febre. Neste caso, a complicação pode ser sinusite ou otite (inflamação no ouvido).”No caso da gripe, além destes sintomas é comum a pessoa apresentar febre durante alguns dias, geralmente acima dos 38 graus. O quadro inclui ainda mal-estar importante, dor de garganta, dor de cabeça e a tosse seca, em alguns casos. A pessoa fica mais debilitada”, ressalta. De acordo com a médica, a pneumonia é uma complicação da gripe e neste caso há risco de morte.

Apesar de ser mais grave e incapacitante, a gripe pode ser prevenida com vacina e tratada com medicamentos antivirais, enquanto o resfriado tem tratamento sintomático. “Precisamos destacar que a gripe e o resfriado não devem ser tratados com antibiótico. A recomendação é que a pessoa faça repouso e tome bastante líquido. O antibiótico só deve ser utilizado se indicado pelo médico, caso o quadro evolua para uma infecção bacteriana”, complementa Cláudia. Ela acrescenta que em ambos os casos é importante tentar manter o nariz desobstruído, pois isso reduz as chances de complicações.

Janelas fechadas e ambientes com pessoas aglomeradas favorecem a transmissão dos vírus. A infectopediatra da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, Simone Garani Narciso, destaca a importância de manter os ambientes arejados, mesmo nos dias de frio. “O vírus é altamente transmissível e a melhor forma de prevenir é manter as janelas abertas e os hábitos saudáveis”, ressalta. Lavar as mãos com frequência, não utilizar o mesmo copo ou toalha de uma pessoa gripada e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar são ações que previnem a infecção e a transmissão de gripes e resfriados.

De acordo com a médica, em crianças e idosos a gripe é mais preocupante, por conta do sistema imunológico que pode apresentar falhas. Entre as crianças, Simone destaca a necessidade de atenção redobrada com a prevenção da gripe, porque nas faixas etárias inferiores a higienização das mãos nem sempre é seguida. “As crianças de 2 a 3 anos nem sempre lavam as mãos como o recomendado. Além disso, entre as que frequentam escolas ou creches o contato com colegas é muito próximo. Por este motivo a disseminação dos vírus entre elas é maior”, complementa.

Para identificar quais os tipos de vírus da gripe que estão circulando no município, Simone afirma que há um protocolo seguido pelos médicos. “Colhemos material dos pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave e enviamos para análise do Laboratório Central (Lacen)”, explica. Conforme a médica, neste ano não foi registrado nenhum caso de gripe A (vírus H1N1) em Londrina. “Já constatamos casos de influenza, rinovírus e vírus sincicial respiratório, que afeta especialmente bebês prematuros e lactentes jovens”, destaca.

Referencia;
FOLHA DE LONDRINA – PR 10/06/2014

Anúncios

Deixe um comentário! :)

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s